SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue2Is it unavoidable that women love too much?The experientia as a factor of knowledge: the person in the Aristotelic-Thomist philosophical psychology of the Society of Jesus (XVI-XVII centuries) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

On-line version ISSN 2176-4891

Abstract

FARIAS, Francisco Ramos de. O dinheiro no sintoma e a dívida da dúvida: memórias de uma existência. Trivium [online]. 2011, vol.3, n.2, pp. 84-98. ISSN 2176-4891.

Aborda-se nesta reflexão o percurso suscitado pelo desejo na neurose obsessiva, considerando as memórias construídas por um analisante bem como as anotações realizadas pelo analista. Nesse contexto, investiga-se os entrecruzamentos transferenciais firmados ante a coincidência de fatos e de nomes na história de ambos. Em princípio, constata-se que a assunção de uma dívida simbólica, bem como os mecanismos construídos para pagá-la e ao mesmo tempo não pagá-la foi o caminho encontrado para o analisante, no sentido de manter sua existência em termos de ser um devedor; razão pela qual não devia pagar a dívida, visto que o pagamento elimina o credor, e se não há mais credor, o devedor se aniquila. Eis o sentido da manutenção da dívida para sustentar uma dúvida e livrar o sujeito da condição de ver-se como um morto.

Keywords : Desejo; dívida; dúvida; obsessão; memória.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )