SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue2O dinheiro no sintoma e a dívida da dúvida: memórias de uma existênciaEstratégia Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis: Primeiros Passos para o Desenvolvimento Nacional author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

On-line version ISSN 2176-4891

Abstract

PACHECO, Paulo Roberto de Andrada. A experientia como fator de conhecimento: a pessoa na psicología-filosófica aristotélico-tomista da Companhia de Jesus (séc. XVI-XVII). Trivium [online]. 2011, vol.3, n.2, pp. 98-105. ISSN 2176-4891.

Em que medida a experientia pode ser considerada fator de conhecimento? Partindo da análise de um tipo de correspondência epistolar jesuítica - as chamadas Litterae Indipetae -, produzidas entre os séculos XVI e XVII, vimos evidenciar-se um dinamismo de elaboração da própria experiência revelador de um modus vivendi fundado no que comumente é designado sob o nome de psicologiafilosófica aristotélico-tomista. Esse vivido, tal como é elaborado e descrito nessas cartas, permitiunos identificar, além da função cognoscitiva da experientia, a noção de homem que está na base desse dinamismo: parte-se do pressuposto da unidade (corpo e alma, razão e fé, sensação e intelecção) e de que, vivendo ordenado (em si mesmo e no mundo que o circunda), realiza-se o seu ser por analogia ao Ser Divino.

Keywords : experiência; psicologia-filosófica aristotélico-tomista; Companhia de Jesus; Litterae Indipetae.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )