SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue2The experientia as a factor of knowledge: the person in the Aristotelic-Thomist philosophical psychology of the Society of Jesus (XVI-XVII centuries) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

On-line version ISSN 2176-4891

Abstract

PENELLO, Liliane Mendes; LUGARINHO, Liliana Maria Planel; MULLER, Elizabeth Cruz  and  ROSARIO, Selma Eschenazi do. Estratégia Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis: Primeiros Passos para o Desenvolvimento Nacional. Trivium [online]. 2011, vol.3, n.2, pp. 106-113. ISSN 2176-4891.

O presente relato visa apresentar a Estratégia Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis - Primeiros Passos para o Desenvolvimento Nacional - EBBS, pesquisa-intervenção1 em andamento, iniciada no ano de 2007 pelo Ministério da Saúde em parceria com a Fundação Osvaldo Cruz (FIOCRUZ). O Instituto Nacional da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF) unidade da FIOCRUZ voltada para atenção, ensino e pesquisa no campo materno e infantil, passa a sediar a EBBS a partir de 2010. Essa pesquisa surgiu em sintonia com o Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal, que na Área da Saúde (PAC/SAÚDE, 2007) constituiu-se de maneira a articular as reformas Sanitária e Psiquiátrica em nosso país, buscando um padrão de desenvolvimento comprometido com crescimento, bem-estar e equidade no acesso à saúde do povo brasileiro. A Estratégia Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis tem como objetivo contribuir para a construção de uma política pública nacional voltada para a atenção integral à saúde da criança até dez anos, destacando a importância dos cuidados com a Primeira Infância, a fim de garantir a vida com qualidade para o cidadão brasileiro.

Keywords : Desenvolvimento da criança; atenção integral à saúde infantil; Políticas Públicas para a Infância.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )