SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1Psicanálise e velhice: o "idoso" é obsoleto?Política, cultura e mercado num mundo sem valores: diálogos entre psicanálise e estética índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

versão On-line ISSN 2176-4891

Resumo

COSTA, Márcia Regina Lima  e  COHEN, Ruth Helena Pinto. O sujeito-criança e suas surpresas. Trivium [online]. 2012, vol.4, n.1, pp. 59-64. ISSN 2176-4891.

No presente artigo, desenvolvemos a ideia de que, mesmo quando a criança, com um diagnóstico oncológico, é vista como frágil e dependente, é possível a criação de um espaço onde se possa dar lugar ao dizer através do brincar. Acreditamos que, no enfrentamento da dor física, do sofrimento psíquico e da morte como possibilidade, viabiliza-se, através da especificidade de encontros contingentes, a promoção de uma escuta diferenciada e um espaço lúdico de criação para que o sujeito-criança encontre suas saídas. Da rede tecida entre Psicanálise, Educação Física e Medicina, através da via lúdica, foram explicitadas algumas formas pelas quais a criança pode ver facilitada a elaboração de seu diagnóstico e tratamento. Por privilegiarmos a singularidade de cada sujeito envolvido nesse processo, oriundo de uma intervenção feita em ambiente hospitalar, apresentamos aqui as invenções imaginárias e simbólicas de alguns sujeitos-crianças que nos surpreenderam a cada encontro, demonstrando como o brincar, na rede enlaçada pelas três disciplinas acima referidas, serviu como instrumento facilitador no enfrentamento da dor psíquica.

Palavras-chave : criança; psicanálise; câncer.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )