SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2O saber no lugar da verdade e a verdade com o saber a maisPsicanálise, trabalho imaterial e pós-modernidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

versão On-line ISSN 2176-4891

Resumo

RABELO, Fabiano Chagas. Contar os cem anos, viver a solidão. Trivium [online]. 2012, vol.4, n.2, pp. 33-44. ISSN 2176-4891.

Partindo do problema que Márquez se coloca sobre a origem de seu estilo de escritor, acompanhamos o autor em suas respostas para constatar no seu relato um processo de mudanças subjetivas proporcionado pela eleboração de suas lembranças pela escrita. Reconhecemos um movimento de báscula que Márquez produz em seus textos entre o jornalismo e o fantástico e, em seguida, trazemos à baila os conceitos de fantasia e tiquê para evidenciar as complexidades da relação do sujeito com a realidade. Daí discutimos a abordagem que o autor faz de temas como sonhos, falsas lembranças, sexualidade e morte e, sob o crivo do conceito de lalíngua, analisamos um tema recorrente nos seus romances: a transmissão da solidão entre gerações. Por fim, situamos nesse âmbito o cerne das mudanças desencadeadas por sua escrita.

Palavras-chave : lalíngua; real; sexuação; fantasia; solidão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )