SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Psicanálise e transmissão do saberImagens do analista na universidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

versão On-line ISSN 2176-4891

Resumo

COELHO, Maria Thereza Ávila Dantas. Psicanálise e universidade. Trivium [online]. 2013, vol.5, n.1, pp. 21-29. ISSN 2176-4891.

A Universidade e a Psicanálise têm histórias de nascimento e desenvolvimento diferentes. Apesar de suas origens diversas, o contato entre ambas vem-se desenvolvendo, perpassado por diálogos interdisciplinares, questionamentos e tensões. Quais os efeitos desse contato em ambas as instituições? Seguindo essa direção, este trabalho refletiu sobre as relações entre a Psicanálise e a Universidade, em suas atividades e interlocução. A partir de dados experienciais, históricos e de textos de Freud e Lacan, apontou para algumas dificuldades e efeitos dessas relações, tais como: demanda de análise e formação analítica, enriquecimento teórico da Psicanálise e de outros campos de saber. Concluiu ressaltando o caráter extra-acadêmico da formação do analista e a importância da presença advertida da Psicanálise na Universidade e nos lugares onde circulam outros saberes e práticas, onde a interlocução possa ser frutífera.

Palavras-chave : psicanálise; universidade; interdisciplinaridade; discurso.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )