SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue1Images of the analist in the universityAutism, politics and institution author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

On-line version ISSN 2176-4891

Abstract

FERNANDES, Sergio Augusto Franco. A psicanálise, a filosofia e a universidade. Trivium [online]. 2013, vol.5, n.1, pp. 39-45. ISSN 2176-4891.

O uso que se faz, hoje, do vocabulário conceitual da psicanálise, pode ser constatado nos discursos provindos das mais diversas áreas do conhecimento. A psicanálise tem sido disseminada, no meio universitário, de uma forma bastante intensa, pelas vias abertas por diversos cursos (e discursos), nas suas graduações e pós-graduações. No Brasil, faz muito tempo que se publica sobre Filosofia da Psicanálise. Como consequência, temos, hoje, muitos estudos originais, desenvolvidos de forma extremamente rigorosa, que nos propiciam interessantes chaves interpretativas. Discorremos, portanto, acerca da importante contribuição da Filosofia da Psicanálise - ao longo dos seus mais de 30 anos de estudos e pesquisas nas universidades brasileiras -, apresentando o seu lugar e a sua importância, no que diz respeito à inserção da psicanálise no meio acadêmico.

Keywords : Epistemologia; Filosofia; Psicanálise.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )