SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue1Autism, politics and institutionFrom the belief in myth to the faith in searching: reflections author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

On-line version ISSN 2176-4891

Abstract

OLIVEIRA, Marisa Terezinha Garcia de  and  FROEMMING, Liliane Seide. Sobre a emergência de significantes na escuta clínica. Trivium [online]. 2013, vol.5, n.1, pp. 64-71. ISSN 2176-4891.

Este texto aborda como o aparecimento de um significante de alto valor psíquico, ou significante siderante, na escuta clínica de uma mulher autointitulada jovem idosa, expôs uma rede de pensamentos inconscientes e latentes sob forma de uma cadeia significante sobredeterminada por um trauma infantil. Com a emergência do significante que evocou a operação traumática, parece ter-se produzido a incógnita do sujeito que foi colocado em sofrimento na outra cena, na qual o corpo, sem estar ligado a um significante inconsciente, sai do simbólico para aparecer como puro objeto, subtraído à significância. A incógnita do sujeito só pode ser construída, segundo Lacan, como uma ficção, um mito, um apoio significante, que arranque o sujeito do campo da fixidez do olhar, para ser designado no campo da escuta, de que há significante.

Keywords : Significante; sobredeterminação; trauma; simbólico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )