SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Vestigios de la transgresión en las celebraciones mexicanas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

versión On-line ISSN 2176-4891

Resumen

DANZIATO, Leonardo Jose B.; CARVALHO, Mayara Pinho de  y  PAIVA, Higor Sousa. Adolescência e o deslocamento do campo discursivo: impasses e implicações para os processos de subjetivação contemporâneos. Trivium [online]. 2013, vol.5, n.2, pp. 76-82. ISSN 2176-4891.

A mudança de "mestre", presente no discurso contemporâneo, legitimada por uma horizontalidade generalizada e por uma insuficiência dos referenciais simbólicos, nos convoca a pensar sobre as implicações desse deslocamento para a sustentação do laço social e no modo como os processos de subjetivação vem acontecendo nos sujeitos contemporâneos, em especial nos adolescentes. Podemos observar os efeitos desta modificação, no posicionamento em que o sujeito toma perante a partilha dos sexos e como este vem experimentando sua sexuação. Diante disso, indagamos o lugar, a função e a importância que os referenciais simbólicos vêm tomando na cena contemporânea para os processos de subjetivação.

Palabras clave : Adolescência; Contemporaneidade; Simbólico; Subjetivação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )