SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Resistência e novas forças e formas de cooperaçãoCivilização, intolerância e alteridade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

versão On-line ISSN 2176-4891

Resumo

PINHO, Miriam Ximenes  e  ROSA, Miriam Debieux. Luto em versão contemporânea: as tatuagens memoriais. Trivium [online]. 2014, vol.6, n.1, pp. 18-28. ISSN 2176-4891.

A produção de tatuagens memoriais após uma perda significativa é um fenômeno cada vez mais popular principalmente entre jovens ocidentais. Neste trabalho visamos abordar as relações entre as tatuagens memoriais, as transformações ocorridas nas atitudes e representações coletivas da morte no ocidente cristão e a invenção de "novos" ritos de luto. A morte tornada tabu teve por consequência o declínio ou a supressão dos ritos fúnebres tradicionais e com eles o desaparecimento do público no luto. A produção da tatuagem memorial responde para alguns a essa busca por um rito mais de acordo com os gostos e costumes das novas gerações. Marcar no corpo a memória daquela perda é um modo singular de convocar o jogo simbólico e expor o luto de seu portador. Cicatriz lançada que desperta curiosidade e apelo à decifração. Ato em que o luto público tem de novo lugar.

Palavras-chave : Luto; tatuagem; tatuagem memorial; psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )