SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue1Mourning in contemporary version: the memorial tattoosAntimonumentos: trabalho de memória e de resistência author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

On-line version ISSN 2176-4891

Abstract

SOUSA, Edson Luiz André de  and  PACHECO, Marina de Araujo. Civilização, intolerância e alteridade. Trivium [online]. 2014, vol.6, n.1, pp. 29-40. ISSN 2176-4891.

Nesta escrita o tema da justiça restaurativa será utilizado como elemento disparador de reflexões sobre a complexa questão do enfrentamento da violência e da criminalidade. Com o objetivo de pensar sobre alternativas ao sistema penal tradicional, buscaremos elucidar uma compreensão de sujeito que leve em consideração todas as suas facetas, e pincelaremos algumas noções acerca das relações destrutivas e construtivas estabelecidas entre os semelhantes. Revisitaremos alguns dos chamados textos sociais de Freud, amparando-nos também em teorias de autores contemporâneos, para o desenvolvimento de três temáticas específicas: as renúncias pulsionais exigidas pela civilização; a agressividade e suas interfaces com a lógica do mal; e a importância da alteridade para o fortalecimento do laço social. As aspirações utópico-projetistas serão questionadas, abrindo a rasura de uma utopia iconoclasta, que a partir da crítica do presente, busca a construção de outros porvires.

Keywords : Justiça restaurativa; civilização; ambivalência; intolerância; alteridade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )