SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Por uma clínica do múltiplo: uma investigação sobre as resistênciasLa complicidad del artista con ele azar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

versão On-line ISSN 2176-4891

Resumo

REZENDE, Thianne  e  WEINMANN, Amadeu. O(s) tempo(s) na psicanálise e no cinema: o sentido baseado no só-depois. Trivium [online]. 2014, vol.6, n.1, pp. 68-81. ISSN 2176-4891.

Este escrito articula psicanálise e cinema a partir de duas produções cinematográficas: Precisamos falar sobre Kevin e 21 gramas, relacionando-as ao conceito psicanalítico de só depois. Abordamos os filmes sob a perspectiva da estrutura narrativa e os relacionamos à ideia de tempo na psicanálise, propondo uma relação do sentido baseado no só-depois tanto na compreensão dos filmes, quanto na clínica psicanalítica. Para isso, remontamos, a partir de revisão teórica, a história da construção da narrativa no cinema e a construção do conceito de a posteriori no campo psicanalítico. Nossa hipótese é que a rasgadura no tempo dos filmes é análoga à maneira não linear e múltipla pela qual o sujeito se constitui.

Palavras-chave : psicanálise; cinema; narrativa; só-depois.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )