SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Corpo, transmissão e processo civilizador: Sigmund Freud e Norbert EliasO ato de pensar e a construção da memória na prisão: estratégias criativas de resistência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

versão On-line ISSN 2176-4891

Resumo

CRUZ FIGUEROA, Liliana; MUNOZ FLORES, Natalia  e  ROJAS HERNANDEZ, María del Carmen. Implementação de dispositivo com fundametação psicanalítica para a intervenção em uma instituição psiquiátrica. Trivium [online]. 2014, vol.6, n.2, pp. 33-48. ISSN 2176-4891.

Este artigo trata sobre as vicissitudes próprias de duas experiências clínicas realizadas em um hospital psiquiátrico - simultâneas, mas independentes uma da outra - pensadas a partir da implementação de dispositivos de intervenção fundamentados na psicanálise: uma das experiências consistiu na atenção a pacientes em seguimento posterior à hospitalização e diagnosticados com esquizofrenia e na outra a mulheres hospitalizadas por depressão. A finalidade deste trabalho é enfatizar as possibilidades do trabalho clínico desde uma perspectiva psicanalítica em um contexto hospitalar e, sobretudo, ressaltar a importância que possui a atenção à singularidade dos pacientes que chegam aos serviços de saúde no México, especialmente aos serviços de atenção à saúde mental.

Palavras-chave : Dispositivo psicanalítico; Psicanálise; Hospital psiquiátrico; Esquizofrenia; Depressão.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )