SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Implementación de un dispositivo psicoanalítico para la intervención en una institución psiquiátricaA Miséria da Psicopatologia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

versión On-line ISSN 2176-4891

Resumen

SCHAEFERI, Patricia; FARIAS, Francisco Ramos  y  PINTO, Diana de Souza. O ato de pensar e a construção da memória na prisão: estratégias criativas de resistência. Trivium [online]. 2014, vol.6, n.2, pp. 49-67. ISSN 2176-4891.

Este artigo coloca em questão o ato de pensar e a construção da memória na prisão, do ponto de vista do preso, baseado em uma práxis psicológica no sistema prisional/RJ. As reflexões partem de fragmentos de discursos colhidos nos atendimentos, nas atividades, na relação com os presos e em publicações. O que está em foco é o sujeito em condição de confinamento, tendo ou não cometido um crime e a potência criativa que surge nessa instituição, independente de qualquer juízo moral. A prisão produz efeitos na subjetividade, podendo levar ao aniquilamento. Porém, frente a essa violência o preso pode, numa produção de subjetivação, inventar formas de ser, de sentir, de estar no mundo. Podemos entender o ato de pensar e a construção da memória nessa circunstância adversa de confinamento e opressão como estratégias de resistência ao efeito totalizante do cárcere.

Palabras clave : Ato de pensar; Memória social; Prisão; Resistência; Criação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )