SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Implementação de dispositivo com fundametação psicanalítica para a intervenção em uma instituição psiquiátricaA Miséria da Psicopatologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

versão On-line ISSN 2176-4891

Resumo

SCHAEFERI, Patricia; FARIAS, Francisco Ramos  e  PINTO, Diana de Souza. O ato de pensar e a construção da memória na prisão: estratégias criativas de resistência. Trivium [online]. 2014, vol.6, n.2, pp. 49-67. ISSN 2176-4891.

Este artigo coloca em questão o ato de pensar e a construção da memória na prisão, do ponto de vista do preso, baseado em uma práxis psicológica no sistema prisional/RJ. As reflexões partem de fragmentos de discursos colhidos nos atendimentos, nas atividades, na relação com os presos e em publicações. O que está em foco é o sujeito em condição de confinamento, tendo ou não cometido um crime e a potência criativa que surge nessa instituição, independente de qualquer juízo moral. A prisão produz efeitos na subjetividade, podendo levar ao aniquilamento. Porém, frente a essa violência o preso pode, numa produção de subjetivação, inventar formas de ser, de sentir, de estar no mundo. Podemos entender o ato de pensar e a construção da memória nessa circunstância adversa de confinamento e opressão como estratégias de resistência ao efeito totalizante do cárcere.

Palavras-chave : Ato de pensar; Memória social; Prisão; Resistência; Criação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )