SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2A música dos sonhosDo Supereu ao ideal do eu: para um novo modelo de autodesenvolvimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

versão On-line ISSN 2176-4891

Resumo

BITTENCOURT, Maria Inês Garcia de Freitas  e  VILHENA, Junia de. Mãe demais, pai de menos: uma leitura psicanalítica do filme instinto materno. Trivium [online]. 2014, vol.6, n.2, pp. 90-98. ISSN 2176-4891.

Este artigo apresenta uma leitura do filme "Instinto Materno", tomado como ilustração das consequências de relações familiares em que o enfraquecimento da função paterna e a persistência de uma superproteção relacionada com a "função materna" atravessam o processo de amadurecimento das crianças e jovens, criando condições que dificultam ou impedem a construção de uma estrutura de valores e da autonomia necessária para fazer escolhas saudáveis nos diferentes momentos da vida. O conceito de "mãe suficientemente boa", desenvolvido por Winnicott ao longo de sua obra (1975), em diálogo com o conceito freudiano de narcisismo, é tomado como fio condutor deste percurso.

Palavras-chave : Função materna; Função paterna; Narcisismo; Ética.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )