SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Mãe demais, pai de menos: uma leitura psicanalítica do filme instinto maternoEstratégia Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis (EBBS): formando e transformando no campo da saúde pública índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

versão On-line ISSN 2176-4891

Resumo

BLOCK, James E.. Do Supereu ao ideal do eu: para um novo modelo de autodesenvolvimento. Trivium [online]. 2014, vol.6, n.2, pp. 98-108. ISSN 2176-4891.

Para construir um novo modelo do potencial humano em uma cultura global preocupada com os limites sociais e psicológicos, os pesquisadores do desenvolvimento humano devem abordar a promessa do sujeito humano pós-neoliberal. Um recurso crucial são os primeiros escritos psicanalíticos de Freud, especificamente seu conceito de ideal do eu. Apesar de sua revisão posterior do ideal do eu como uma estrutura interna mais preocupada com a deferência à autoridade e às normas sociais (o supereu), o ideal do eu oferece um poderoso construto teórico para pensar possibilidades humanas emergentes. Utilizando teorias de Rousseau, Kohut, Jacobsen, Fromm, Marcuse e Kohlberg, este ensaio explora as implicações positivas do ideal do eu, e oferece um modelo conceitual de um ideal do eu mais plenamente evoluído para o mundo contemporâneo.

Palavras-chave : ideal do eu; supereu; moral; desenvolvimento psicológico; religião; desenvolvimento humano.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )