SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Narrativas psicopolíticas da homofobiaContorção histérica no século XXI: elixires e remédios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

versão On-line ISSN 2176-4891

Resumo

OLIVEIRA, Flávia Lana Garcia de. Transtornos alimentares modernos e contemporâneos. Trivium [online]. 2015, vol.7, n.1, pp. 19-29. ISSN 2176-4891.  http://dx.doi.org/10.18370/2176-4891.2015v1p1.

Buscamos delimitar algumas coordenadas para uma leitura psicanalítica dos chamados transtornos alimentares na atualidade. As mudanças no discurso contemporâneo evidenciam-se no cenário dos fenômenos psicopatológicos e das novas configurações do mal-estar. A notória vacilação da metáfora paterna, como sintoma coletivo de enlaçamento da pulsão na esfera dos ideais, coloca em questão a psicopatologia tradicional, centrada na oposição neurose clássica - psicose extraordinária, cujo ponto cardeal é a presença ou ausência da inscrição da função do pai. Nessa conjuntura inédita, surgem discussões para redefinição das ferramentas diagnósticas. A passagem do moderno ao contemporâneo também alterou a abordagem dos transtornos alimentares. O enfoque no inconsciente interpretável cede espaço a considerações acerca da precariedade simbólica e seus efeitos desorganizadores no corpo. Apostamos numa apreensão mais precisa desses distúrbios pela localização do novo estatuto do fantasma nessas situações em que transborda o gozo corporal.

Palavras-chave : transtornos alimentares; fantasma; psicopatologia; contemporaneidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )