SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Transexualidade e sexuação: o que pode a psicanáliseA clínica do idoso em situação de vulnerabilidade e risco de suicídio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

versão On-line ISSN 2176-4891

Resumo

PERILLEUX, Thomas  e  MENDES, Ana Magnólia. O enigma dos sintomas: proposição para uma escuta psicanalítica e política do sofrimento no trabalho. Trivium [online]. 2015, vol.7, n.1, pp. 61-73. ISSN 2176-4891.  http://dx.doi.org/10.18370/2176-4891.2015v1p61.

A ideia central do artigo é enunciar uma política do sintoma como um caminho possível para fundamentar a proposição de uma escuta clínica crítica e psicanalítica do trabalho. Apesar de apresentar fragmentos de dois atendimentos na Bélgica e no Brasil, não existe o propósito de realizar uma análise clínica exaustiva dos casos, mas usá-los para ilustrar como o enigma dos sintomas atravessa a fala e a escuta do sofrimento na prática em clínica do trabalho. Pretende elucidar os caminhos para decifrar esses enigmas e revelar seus destinos, partindo do pressuposto de que esse percurso está contaminado pela posição subjetiva, política e ética do clínico do trabalho.

Palavras-chave : trabalho; sofrimento; sintomas; escuta psicanalítica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )