SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Masoquismo: o amalgama entre eros e thanatosA adesão ao discurso musical contemporâneo: uma abordagem retórica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

versión On-line ISSN 2176-4891

Resumen

GOMES, Camilla Aragão  y  GOMES, Ana Paula Quadros. A atitude linguística na imprensa: crença, ideologia e preconceito na reação de repúdio a um livro didático. Trivium [online]. 2015, vol.7, n.1, pp. 100-116. ISSN 2176-4891.  http://dx.doi.org/10.18370/2176-4891.2015v1p100.

Este trabalho analisa exemplares de um discurso recorrente na imprensa brasileira durante a forte e massiva reação de repúdio ao livro didático Por uma Vida Melhor (RAMOS, 2009), que, em 2011, foi distribuído pelo MEC a estudantes de escolas públicas afiliadas ao programa de Educação de Jovens e Adultos - EJA. Concluímos que, apesar de o texto examinado, representante de uma opinião pública, recusar-se veementemente a admitir a existência de preconceito linguístico, sustentando essa negativa com crenças e posturas ideológicas, o preconceito linguístico é manifesto em seu discurso, despontando na forma de avaliação negativa das variantes relacionadas a falantes de pouca escolaridade. Para mostrar como a avaliação, a crença e o preconceito emergem nesse texto, lançamos mão dos conceitos da teoria sociolinguística de Weinreich, Labov e Herzog (1966).

Palabras clave : Variação linguística; Preconceito linguístico; Avaliação e crença sobre língua; Ensino de língua materna.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )