SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1A atitude linguística na imprensa: crença, ideologia e preconceito na reação de repúdio a um livro didáticoReforma psiquiátrica e cidadania: considerações a partir de uma experiência índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

versión On-line ISSN 2176-4891

Resumen

SILVA, William Teixeira da  y  FERRAZ, Silvio. A adesão ao discurso musical contemporâneo: uma abordagem retórica. Trivium [online]. 2015, vol.7, n.1, pp. 117-126. ISSN 2176-4891.  http://dx.doi.org/10.18370/2176-4891.2015v1p117.

O estudo do discurso com ênfase no auditório foi o mais importante legado de Chaim Perelman dentre suas contribuições à Retórica. Esse viés, que em primeira instância já constava na retórica aristotélica, foi fundamental para que se esclarecesse a noção de persuasão e convencimento, e sua ligação com o objetivo do discurso: a adesão. Quando se toma, entretanto, como objeto de análise um discurso não verbal, as interações entre orador e público e a negociação dos significados do discurso ficam prejudicadas e passam a demandar outros índices de avaliação. É o caso do discurso musical. Sendo que para Perelman "uma argumentação eficaz é aquela que consegue aumentar a intensidade da adesão", será discutido como a adesão pode ser definida na Música Contemporânea. Como objeto de análise será utilizada a peça Sequenza XIV (2002), de Luciano Berio (1925-2003).

Palabras clave : Retórica; Música Contemporânea; Chaim Perelman; Luciano Berio.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )