SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Berlim de Walter Benjamin às vésperas da Primeira Guerra Mundial sobre a construção da Infância e Juventude índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

versión On-line ISSN 2176-4891

Resumen

BASUALDO, Carina. Um Moisés real: o traço freudiano. Trivium [online]. 2015, vol.7, n.2, pp. 152-162. ISSN 2176-4891.  http://dx.doi.org/10.18379/2176-4891.2015v2p.152.

Partimos das "dificuldades internas" que Freud encontra e declara, por escrito em O homem Moisés, ter perseguido ao longo de sua vida. Isso nos habilita empreender uma leitura cruzada entre esse seu último texto e o de 1914 sobre a estátua de Michelangelo. Se vê, então, que o interesse de Freud sobre a figura de Moisés faz parte de um projeto maior: a decomposição da mitologia religiosa , ao mesmo tempo um projeto metapsicológico. Situamos, assim a noção de traço como a chave dessa empresa freudiana, ao mesmo tempo que sublinhamos as operações de Enstellung (distorções) propostas por Freud. Finalmente, apoiamos nossa leitura em algumas ideias de Jacques Lacan para nos ajudar a dar conta de porque Freud, em seu projeto, termina encontrando um mito na base de sua investigação como um nó estrutural que insiste na presença real de Moisés.

Palabras clave : MOISÉS; TRAÇO; VERDADE; REAL; ESCRITURA.

        · resumen en Español     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License