SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Berlim de Walter Benjamin às vésperas da Primeira Guerra Mundial sobre a construção da Infância e Juventude"El silencio es salud" índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

versión On-line ISSN 2176-4891

Resumen

COSTA, Marcelo Henrique da  y  CASTRO, Ricardo Vieiralves de. Os filhos da causa: memórias de filhos de exilados do regime militar (1964-1985). Trivium [online]. 2015, vol.7, n.2, pp. 188-216. ISSN 2176-4891.  http://dx.doi.org/10.18379/2176-4891.2015v2p.188.

A perseguição política decorrente da ditadura militar entre 1964 e 1985 no Brasil obrigou muitos ativistas políticos a buscar exílio em terras estrangeiras. Em viagem decidida às pressas, levavam seus filhos ainda crianças para o exílio, mudando suas vidas. Este estudo pretende entender quem foram essas crianças, "filhas da causa", e que memórias possuem daquele período. Tendo como referência a Psicologia Social, estabelecendo diálogo com outros "saberes", buscou-se entender que memórias foram construídas e qual nível de compartilhamento intersubjetivo foi produzido. Foram investigadas lembranças da saída do país, chegada e adaptação ao exílio, volta ao Brasil, e a avaliação global sobre o exílio e escolha política dos pais. A partir da perspectiva da Memória Social realizou-se articulação de fragmentos de discursos dos sujeitos entrevistados em busca de sentidos comuns, construídos a partir das memórias infantis sobre o período do exílio.

Palabras clave : EXÍLIO; MEMÓRIA SOCIAL; COMPARTILHAMENTO; INTERSUBJETIVO.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License