SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2"El silencio es salud"Imagens em Ato: ensaio sobre a pulsão em Ato, Atalho e Vento índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

versión On-line ISSN 2176-4891

Resumen

FRIEDL, Flavia  y  FARIAS, Francisco. Violência e condição humana. Trivium [online]. 2015, vol.7, n.2, pp. 231-245. ISSN 2176-4891.  http://dx.doi.org/10.18379/2176-4891.2015v2p.231.

Este artigo procura enfatizar o modo como Freud, desde a Primeira Guerra Mundial, dedicou seus interesses criativos aos processos de construção e de destruição da cultura e do ódio que se alastrou na Europa como consequência do regime totalitário do nazi-fascismo. Busca-se também reunir fundamentos nos pensamentos de Hanna Arendt e Judith Butler para compreendermos as consequências das grandes catástrofes sociais na modernidade e no ser humano. Para tanto, recorre-se à noção de trauma, extraída do pensamento freudiano, e da noção de violência e poder, das citadas autoras, para elucidar o que ocorre nas grandes catástrofes em massa e na esfera da experiência individual. Conclui-se que mesmo quem se viu ameaçado pela experiência traumática da violência pode construir a possibilidade de um resgate da memória, ainda que atravessado pelo discurso da violência.

Palabras clave : TRAUMA; VIOLENCIA; CONDIÇÃO HUMANA; GUERRA; MEMÓRIA SOCIAL.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License