SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2O jejum sagrado e o jejum anoréxico: maneiras radicais de lidar com as demandas do corpoReflexões sobre a prática da psicopedagogia e sua conexão com a psicanálise índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

versión On-line ISSN 2176-4891

Resumen

BARBOSA, Lauro  y  ALBERTI, Sonia. A questão da procriação feminina na estrutura psicótica. Trivium [online]. 2015, vol.7, n.2, pp. 269-285. ISSN 2176-4891.  http://dx.doi.org/10.18379/2176-4891.2015v2p.269.

O artigo realiza um estudo sobre o exercício da maternidade na psicose, fundamentalmente sustentado pela experiência psicanalítica. Na neurose, a tese freudiana da equação simbólica falo-filho e a hipótese criada através das fórmulas da sexuação de Lacan - segundo a qual a mulher, como mãe, localiza-se do lado homem, regido pelo falo, lugar do sujeito do desejo -, levam-nos a considerar uma estreita relação entre maternidade e atribuição fálica. Quando interrogamos como uma psicótica, "fora-da-norma-fálica", viveria a maternidade, deparamo-nos com um obstáculo importante para essa tese, pois a falta de referência simbólica ao falo, decorrente da foraclusão do significante Nome-do-Pai, compromete não só o reconhecimento da diferença sexual, como também a resposta do sujeito no nível da paternidade e da maternidade. Existe, entretanto, maternidade na psicose, e decorre daí a razão de nossa pergunta: o que seria um filho para uma mulher psicótica.

Palabras clave : FALO; PSICOSE; FORACLUSÃO; MATERNIDADE.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License