SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2A questão da procriação feminina na estrutura psicóticaO Amor em psicanálise: considerações sobre o filme Tristana, de Luis Bunuel índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

versión On-line ISSN 2176-4891

Resumen

RUSSO, Roberta Luna da Costa Freire. Reflexões sobre a prática da psicopedagogia e sua conexão com a psicanálise. Trivium [online]. 2015, vol.7, n.2, pp. 286-297. ISSN 2176-4891.  http://dx.doi.org/10.18379/2176-4891.2015v2p.286.

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a conexão entre a Psicopedagogia e a Psicanálise, sobre os modos pelos quais a primeira interpreta as aprendizagens a partir do discurso da segunda, bem como sobre os efeitos da inserção da Psicopedagogia nas escolas. O trabalho permitiu identificar distorções conceituais na articulação teórica entre Psicopedagogia e Psicanálise. Além disso, pudemos constatar que a atuação da Psicopedagogia na escola resultou na destituição do professor da sua função de educar por assumir outra, a de adentrar no interior da criança em busca de um episódio que justifique o seu fracasso na escola, na medida em que, na atuação do psicopedagogo, está implicada a "demissão" do pedagogo, que, por sua vez, dá lugar ao clínico, ao terapeuta, renunciando, assim, à educação.

Palabras clave : PEDAGOGIA; PSICANÁLISE; PSICOPEDAGOGIA; PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License