SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Uma estética para o gozo perversoKandinsky pesquisador da psicologia e da arte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

versão On-line ISSN 2176-4891

Resumo

WEINMANN, Amadeu de Oliveira. A enunciação da feminilidade em “Rebecca”, de Hitchcock. Trivium [online]. 2016, vol.8, n.1, pp. 60-73. ISSN 2176-4891.  http://dx.doi.org/10.18379/2176-4891.2016v1p.60.

O artigo visa delinear o modo como se dá a enunciação da feminilidade em "Rebecca", de Hitchcock. Com esse fim em vista, toma como matéria empírica não apenas a narrativa fílmica em questão, mas também dois aspectos do contexto em que ela se insere: a filmografia hitchcockiana e o cinema para mulheres dos anos 1940. A hipótese deste trabalho é que, por meio de sua protagonista, "Rebecca" encena a trajetória de uma mulher rumo à inscrição simbólica. Em contrapartida, a personagem Rebecca encarna, na feminilidade, aquilo que insiste em não se inscrever, um excesso de gozo que se enlaça ao discurso fílmico por meio do que o filósofo Slavoj Zizek nomeia "sinthoma" hitchcockiano.

Palavras-chave : PSICANÁLISE; CINEMA; FEMINILIDADE; REBECCA; HITCHCOCK.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )