SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Kandinsky pesquisador da psicologia e da artePara além dos nove meses: uma reflexão sobre os transtornos alimentares na gestação e puerpério índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

versão On-line ISSN 2176-4891

Resumo

SEBASTIAN, F. Galán Jiménez Jaime; YERUTI, De Avila Ramírez Xochiquetzaly  e  HERNANDEZ, María del Carmen Rojas. Anorexia, religión y maternidad: un estudo de caso. Trivium [online]. 2016, vol.8, n.1, pp. 86-95. ISSN 2176-4891.  http://dx.doi.org/10.18379/2176-4891.2016v1p.86.

Em este trabalho se propõe uma analise do caso de B. para refletir sobre a "santa anorexia". Conflito narcísico, pureza, estética e divindade que aparecem velados pela culpa e o vazio. Tomando o caso de B. como eixo central se entretecem discursos e teoria com a intenção de aprofundar na dinâmica envolvida entre desejo e sua nada. Ela experimenta um corpo que lhe parece alheio: templo de Deus, objeto habitado pelo pecado que há de remir com a inanição como possibilidade de sacrifício imediato. O espaço analítico apresenta-se como uma possibilidade para introduzir uma mudança no discurso que impera na vida de B.

Palavras-chave : SANTA ANOREXIA; RELIGIÃO; MATERNIDADE; TRANSGRESSÃO; DIVINDADE.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )