SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Lacan e o transexual de StollerOs caminhos de édipo na diversidade sexual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

versão On-line ISSN 2176-4891

Resumo

JORGE, Marco Antonio Coutinho  e  MARQUES, Luciana. O complexo de édipo e a função fálica: sobre a criação de filhos por casais homoparentais. Trivium [online]. 2016, vol.8, n.2, pp. 143-155. ISSN 2176-4891.  http://dx.doi.org/10.18379/2176-4891.2016v2p.143.

No presente artigo, pretendemos examinar a função da castração como orientadora para a escolha do sexo. Detidos na metáfora paterna e seus efeitos, propomo-nos analisar as funções simbólica e imaginária do falo, com a finalidade de desmistificar a promoção, ainda corrente, de premissas normativas que não só caminham na direção da preleção complementar dos sexos, como difundem no imaginário social questões que aludem à importância do sexo dos genitores nas funções familiares e aos riscos inerentes à falta de um indicador da distinção anatômica dos sexos em crianças criadas por casais homossexuais. Em contraponto ao discurso moral corrente, apresentamos a importância do pai em sua função de Lei e da mãe como estatuto de tesouro do significante para o infans, ambos desligados de qualquer distinção anatômica necessária à assunção de um sujeito de desejo.

Palavras-chave : SEXUALIDADE; HOMOSSEXUALIDADE; COMPLEXO DE ÉDIPO; FALO; CASTRAÇÃO.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License