SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2O complexo de édipo e a função fálica: sobre a criação de filhos por casais homoparentaisGênero em trânsito índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

versão On-line ISSN 2176-4891

Resumo

CROMBERG, Renata Udler. Os caminhos de édipo na diversidade sexual. Trivium [online]. 2016, vol.8, n.2, pp. 143-155. ISSN 2176-4891.  http://dx.doi.org/10.18379/2176-4891.2016v2p.156.

O complexo de Édipo inventado por Freud é feito, de maneira paradoxal, a partir de várias torções à tragédia teatral de Sófocles, que Freud nunca contou integralmente em sua escrita, apesar de torná-lo um princípio essencial da psicanálise. Este texto problematiza a centralidade que assumirá o conceito de complexo de Édipo na última parte da obra freudiana. A reflexão psicanalítica sobre a fenomenologia da diversidade sexual atual e seus múltiplos gêneros, sua inserção jurídica, social e cultural e a violência transgênero pode ser enriquecida pela concepção do papel da origem feminina da sexualidade como apontam as obras dos psicanalistas Jacques André e de Robert Stoller. Ultrapassar a onipotência do masoquismo originário enuncia a própria ética da psicanálise como árdua superação do binômio submissão/dominação, causa de sofrimento.

Palavras-chave : COMPLEXO DE ÉDIPO; SEXUALIDADE; DIVERSIDADE SEXUAL.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License