SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Os pais no tratamento psicanalítico de criançasAnonimato e especularidade: uma leitura da relação entre a errância e ato infracional na adolescência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

versão On-line ISSN 2176-4891

Resumo

FONTELLA, Oscar Luiz Castro  e  SANDRA, D.Torossiam. O Menino e o Pinguim: reedição edípica, corpo e sexualidade adolescente na contemporaneidade. Trivium [online]. 2017, vol.9, n.1, pp. 36-50. ISSN 2176-4891.  http://dx.doi.org/10.18379/2176-4891.2017v1p.26.

Os novos arranjos familiares produzem subjetividade na contemporaneidade: as funções paternas tradicionais (pai-homem; mãe-mulher) são repensadas, bem como as peculiaridades na forma como um adolescente vai reeditar seu "complexo de Édipo" e fazer sintomas no aprendizado e na socialização. O presente artigo, na perspectiva da psicanálise com relação ao estudo de um caso clínico de fobia, vai refletir sobre estas questões na contemporaneidade, tendo como relevância o corpo, a identificação ao traço e a sexualidade, e vai apontar que a reedição edípica, na qual um adolescente triangulariza com um casal homossexual, não necessariamente influenciará sua orientação sexual.

Palavras-chave : ÉDIPO; IDENTIFICAÇÃO; SEXUALIDADE; ADOLESCÊNCIA.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License