SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Anonimato e especularidade: uma leitura da relação entre a errância e ato infracional na adolescênciaSofrimento e defesa: análise psicodinâmica do trabalho de monitoramento aéreo de trânsito índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

versão On-line ISSN 2176-4891

Resumo

BAPTISTA, Rachel; ZAMORA, Maria Helena  e  BITTENCOURT, Maria Inês. Deixando de ser o Menino do Lixão: cuidados em família acolhedora. Trivium [online]. 2017, vol.9, n.1, pp. 62-73. ISSN 2176-4891.  http://dx.doi.org/10.18379/2176-4891.2017v1p.62.

Neste artigo, pretendemos compreender a relevância do Serviço de Família Acolhedora para os cuidados de crianças na primeira infância. A família que acolhe compromete-se a proteger, por meio de cuidados provisórios, e a contribuir para a breve reintegração familiar daqueles que passarem por sua residência. Dialogamos com autores que subsidiam teoricamente o ato de acolher como importante medida de promoção da continuidade do amadurecimento humano. Destacamos as contribuições de Winnicott, cuja teoria do amadurecimento humano retrata a necessidade da figura de uma mãe (ou cuidador) suficientemente boa. A título ilustrativo, apresentamos um caso, baseado em fatos reais, de uma criança cuja moradia estava situada dentro de um lixão e foi encaminhada ao serviço de Família Acolhedora. Apontamos para a importância desta medida como proposta paliativa para as falhas ambientais.

Palavras-chave : FAMÍLIA ACOLHEDORA; VIOLÊNCIA; INFÂNCIA; CUIDADOS.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License