SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Deixando de ser o Menino do Lixão: cuidados em família acolhedoraA cultura da universidade privada e seu mal-estar: um estudo interdisciplinar, psicanálise, educação e administração índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

versão On-line ISSN 2176-4891

Resumo

MEDEIROS, Solene Nobre de; MARTINS, Soraya Rodrigues  e  MENDES, Ana Magnólia. Sofrimento e defesa: análise psicodinâmica do trabalho de monitoramento aéreo de trânsito. Trivium [online]. 2017, vol.9, n.1, pp. 74-90. ISSN 2176-4891.  http://dx.doi.org/10.18379/2176-4891.2017v1p.74.

As estratégias de defesa, ao se enfraquecerem, podem promover a banalização das injustiças no ambiente de trabalho e o surgimento de práticas contrárias a valores éticos. Podem, ainda, transformar-se em ideologia defensiva, visando tornar o sofrimento tolerável. Nesse estudo, objetiva-se analisar as estratégias de defesa construídas coletivamente pelo grupo de monitoramento aéreo do Detran para fazer frente ao sofrimento no trabalho e a seus efeitos. O método se constituiu de dez sessões da clínica psicodinâmica do trabalho, em que participaram 11 agentes de trânsito. Os resultados apontaram que as defesas coletivas construídas pelo grupo foram predominantemente de proteção e adaptação, tais como o pacto de confiança, as estratégias de comunicação e de convivência, o uso do humor e o exercício do controle, visto como uma ideologia por se acreditar ser possível ter segurança com controle de tudo.

Palavras-chave : ESTRATÉGIAS DE DEFESA; PSICODINÂMICA DO TRABALHO; CLÍNICA DO TRABALHO.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License