SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Sofrimento e defesa: análise psicodinâmica do trabalho de monitoramento aéreo de trânsitoDe un analista a otro: Las memorias de los analizantes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

versão On-line ISSN 2176-4891

Resumo

RIBEIRO, Rosilene  e  FUKS, Betty Bernardo. A cultura da universidade privada e seu mal-estar: um estudo interdisciplinar, psicanálise, educação e administração. Trivium [online]. 2017, vol.9, n.1, pp. 91-102. ISSN 2176-4891.  http://dx.doi.org/10.18379/2176-4891.2017v1p.91.

Esse artigo visa construir uma interseção entre os campos do saber da educação, da administração e da psicanálise para pensar questões que se apresentam na universidade privada no Brasil. Partindo da observação de que os elementos de uma cultura racional instrumental permeiam as organizações do trabalho no atual estágio do sistema econômico capitalista, observou-se que, quando o professor se aliena do processo de ensino e produção do conhecimento, o trabalho perde seu sentido substantivo. Para corroborar nossas conclusões buscamos demonstrar os efeitos nefastos do discurso capitalista que, em sua tentativa de colocar o capital como valor supremo, tende a banalizar a presença da alteridade e a subsumir a importância da ética das relações em sociedade.

Palavras-chave : CULTURA; ORGANIZAÇÃO; UNIVERSIDADE; LAÇOS SOCIAIS; MAL-ESTAR.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License