SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1De un analista a otro: Las memorias de los analizantesPesquisa e formação em psicanálise na universidade: tensionamentos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

versão On-line ISSN 2176-4891

Resumo

PORCINO, Carlos Alberto; SILVA, Karine de Oliveira  e  COELHO, Maria Thereza Ávila Dantas. A pesquisa em psicanálise na universidade: cenário dos grupos de pesquisa no Brasil. Trivium [online]. 2017, vol.9, n.1, pp. 104-114. ISSN 2176-4891.  http://dx.doi.org/10.18379/2176-4891.2017v1p.104.

O objetivo principal deste estudo foi levantar a situação atual dos grupos de pesquisa em psicanálise no Brasil cadastrados no Diretório do CNPq, assim como identificar os grupos de pesquisa por região, estado, Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de cunho exploratório. Foi utilizado o descritor "psicanálise", na consulta do Diretório dos Grupos de Pesquisa. A pesquisa em psicanálise em IES no Brasil possui a característica de ser produzida majoritariamente nas instituições públicas, embora apresente significativo número de grupos desatualizados. Existe uma predominância de grupos de pesquisa nas regiões Sudeste, Nordeste e Sul do Brasil, bem como uma maior quantidade de mulheres na liderança dos respectivos grupos.

Palavras-chave : PESQUISA UNIVERSITÁRIA; PSICANÁLISE; GRUPOS DE PESQUISA; CNPQ.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License