SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1A pesquisa em psicanálise na universidade: cenário dos grupos de pesquisa no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

versão On-line ISSN 2176-4891

Resumo

KESSLER, Carlos Henrique  e  BESSA, Isadora Arnt. Pesquisa e formação em psicanálise na universidade: tensionamentos. Trivium [online]. 2017, vol.9, n.1, pp. 115-124. ISSN 2176-4891.  http://dx.doi.org/10.18379/2176-4891.2017v1p.115.

Como a psicanálise está situada nas universidades? Qual a possibilidade e quais os limites para alguém iniciante (tanto na pesquisa quanto na psicanálise) fazer pesquisa nessa área? Acerca desses temas, identificamos, no Brasil, duas vias principais: autores que não dão tanta ênfase aos impasses entre psicanálise e universidade, reconhecendo especial valor à universidade na formação em psicanálise; e autores que entendem a formação em psicanálise como condição prévia para trabalhar com dita pesquisa. Apesar da divergência, é consenso que a psicanálise encontra na universidade um lugar fértil para sua produção e questionamento. No que concerne ao jovem pesquisador, é interessante constatar uma torção nas relações de causa-efeito: por intermédio do envolvimento na universidade com a pesquisa em psicanálise, observamos ter sido possível produzir um encontro inaugural, que aponta na direção de uma formação analítica.

Palavras-chave : PSICANÁLISE; PESQUISA; FORMAÇÃO.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License