SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Psicanálise e literatura: por que, hoje?O amor dito por uma mulher - a transmissão de Diotima a Sócrates índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

versión On-line ISSN 2176-4891

Resumen

COSTA, André Oliveira. Notas sobre a transmissão: articulações entre tradição e criação. Trivium [online]. 2017, vol.9, n.2, pp. 172-183. ISSN 2176-4891.  http://dx.doi.org/10.18379/2176-4891.2017v2p.172.

O objetivo deste artigo é discutir as condições da transmissão da cultura a partir dos referenciais situados pela psicanálise de Sigmund Freud e pela teoria política de Hannah Arendt. A elaboração operada é tecida às questões situadas por Orhan Pamuk, em Meu nome é vermelho, romance que permite desdobrar a complexidade implicada na transmissão, quando da passagem das sociedades organizadas pela tradição para as sociedades sustentadas pela produção individual. O argumento que atravessa o texto é o de que a transmissão, em nosso tempo, se sustenta em uma perda, efeito da apropriação de cada sujeito da herança que lhe é disponibilizada. É essa perda que permite, paradoxalmente, manter a referência ao passado.

Palabras clave : TRANSMISSÃO; AUTORIDADE; CRIAÇÃO; ESTILO.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License