SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2O amor dito por uma mulher - a transmissão de Diotima a SócratesFome: o umbral da vergonha índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

versão On-line ISSN 2176-4891

Resumo

VIANA, Carlos Augusto  e  SANTANA, José Rogério. Leitura de quatro sonetos de Ivan Junqueira. Trivium [online]. 2017, vol.9, n.2, pp. 192-198. ISSN 2176-4891.  http://dx.doi.org/10.18379/2176-4891.2017v2p.192.

Sendo a poesia de Ivan Junqueira um permanente desafio ao leitor, por isso, muitas vezes, apontada como hermética, nosso intuito, neste trabalho, é o de, tendo como base quatro de seus sonetos, realizarmos a tentativa de uma leitura, apoiada na hermenêutica, que possa, dentro de nossas limitações, apontar algumas singularidades de sua escritura: a consciência do ritmo, fruto do domínio da métrica e da 0rima, de que resulta intensa musicalidade; o desvio da linguagem, pois, frequentemente, em sua poesia, as palavras firmam umas com as outras alianças incomuns, conduzindo o leitor à experiência do estranhamento; a diversidade temática, que faz o leitor dirigir-se a territórios os mais inesperados. Por conta desses fatores, cada um dos sonetos será percorrido quase verso a verso, como estratégia para nos aproximarmos, o quanto mais possível, de uma interpretação, que, mesmo não sendo a última - a obra de arte é sempre aberta -, possa, pelo menos em parte, ser legítima.

Palavras-chave : IVAN JUNQUEIRA; LITERATURA BRASILEIRA; POESIA.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License