SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Uma escrita do feminino: "Barragem contra o Pacífico", de M. DurasO desejo de ter um filho e a mulher hoje índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

versão On-line ISSN 2176-4891

Resumo

VARGAS, Terezinha da Cunha  e  POLLO, Vera. "Ifigênia em Áulis": a guerra, as núpcias e a morte (Contribuições psicanalíticas para uma leitura da tragédia). Trivium [online]. 2017, vol.9, n.2, pp. 232-245. ISSN 2176-4891.  http://dx.doi.org/10.18379/2176-4891.2017v2p.232.

A tragédia "Ifigênia em Áulis", de Eurípides, provoca até hoje uma série de questões ainda longe de serem esclarecidas. Não obstante seja encenada em nossos teatros e publicada em livros na contemporaneidade, a distância cultural entre nós e essa peça poderia ser medida em anos-luz. Como, então, ela ainda desperta nosso interesse e provoca nosso pensamento? Para entender este e outros questionamentos, optamos por abordar tal tragédia a partir da perspectiva psicanalítica, tomando por base principalmente os estudos de Freud sobre as mulheres, a guerra e a morte. Paralelamente, procuramos estabelecer um diálogo entre a psicanálise e a literatura clássica. Apesar de estarmos ainda longe de esgotar o tema, acreditamos ter-nos aproximado de algumas interpretações inovadoras.

Palavras-chave : IFIGÊNIA; MULHERES; GUERRA; NÚPCIAS; MORTE.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License