SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2"Iphigenia at Aulis": war, bridal and death (Psychoanalytical contributions to a lecture of a tragedy)Object and the other: gives up a pound of meat author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

On-line version ISSN 2176-4891

Abstract

MARCOS, Cristina Moreira. O desejo de ter um filho e a mulher hoje. Trivium [online]. 2017, vol.9, n.2, pp. 246-256. ISSN 2176-4891.  http://dx.doi.org/10.18379/2176-4891.2017v2p.246.

Ser mãe foi uma das respostas formuladas por Freud à pergunta sobre o que quer uma mulher. Hoje, esta resposta se converte em uma pergunta e uma preocupação das sociedades contemporâneas. Minha questão consiste em investigar as conjugações do desejo de ter um filho para uma mulher hoje, buscando interrogar a maternidade, para além do possível valor fálico da criança, quando ela se converte em palco de sofrimento cuja expressão vai da depressão puerperal ao infanticídio, passando por todo um cortejo das dificuldades maternas, desencadeamentos psicóticos, angústias, transtornos alimentares, entre outros. O artigo apresenta alguns fragmentos clínicos que permitem apreender as mais diversas declinações do desejo de ter um filho.

Keywords : MATERNIDADE; PSICANÁLISE; SOCIEDADES CONTEMPORÂNEAS.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License