SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2"Ifigênia em Áulis": a guerra, as núpcias e a morte (Contribuições psicanalíticas para uma leitura da tragédia)Objeto a e outro: cede-se uma libra de carne índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

versión On-line ISSN 2176-4891

Resumen

MARCOS, Cristina Moreira. O desejo de ter um filho e a mulher hoje. Trivium [online]. 2017, vol.9, n.2, pp. 246-256. ISSN 2176-4891.  http://dx.doi.org/10.18379/2176-4891.2017v2p.246.

Ser mãe foi uma das respostas formuladas por Freud à pergunta sobre o que quer uma mulher. Hoje, esta resposta se converte em uma pergunta e uma preocupação das sociedades contemporâneas. Minha questão consiste em investigar as conjugações do desejo de ter um filho para uma mulher hoje, buscando interrogar a maternidade, para além do possível valor fálico da criança, quando ela se converte em palco de sofrimento cuja expressão vai da depressão puerperal ao infanticídio, passando por todo um cortejo das dificuldades maternas, desencadeamentos psicóticos, angústias, transtornos alimentares, entre outros. O artigo apresenta alguns fragmentos clínicos que permitem apreender as mais diversas declinações do desejo de ter um filho.

Palabras clave : MATERNIDADE; PSICANÁLISE; SOCIEDADES CONTEMPORÂNEAS.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License