SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Uma conversa sobre o traumatismoLeitura de um mal-estar na contemporaneidade: sexo, gênero e sexuação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

versão On-line ISSN 2176-4891

Resumo

COELHO, Rosana de Souza  e  JORGE, Marco Antônio Coutinho. O fundamentalismo religioso e suas vicissitudes éticas e políticas. Trivium [online]. 2018, vol.10, n.1, pp. 11-23. ISSN 2176-4891.  http://dx.doi.org/10.18379/2176-4891.2018v1p.11.

O artigo tematiza o recrudescimento do fundamentalismo religioso na contemporaneidade utilizando a metapsicologia e a teoria dos discursos de Lacan. Dialoga com autores de outras áreas do conhecimento para corroborar o inegável elo entre religião e política. Investiga o papel crucial da crença na manutenção do poder religioso e propõe uma homologia estrutural entre o discurso do mestre e o discurso religioso. Aponta, por fim, as fontes de mal estar decorrentes do laço social estabelecido pelo discurso fundamentalista ao destilar uma ética que propaga o medo do outro e institui a política da aniquilação da diferença em nome da paz eterna.

Palavras-chave : FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO; PSICANÁLISE; POLÍTICA; ÉTICA; PODER.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License