SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Leitura de um mal-estar na contemporaneidade: sexo, gênero e sexuaçãoO imperativo da felicidade nos dias atuais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

versão On-line ISSN 2176-4891

Resumo

LIMA, Vinícius Moreira  e  VORCARO, Ângela Maria Resende. Os gêneros tradicionais e a sexuação: os impasses do sujeito entre o sentido e o furo. Trivium [online]. 2018, vol.10, n.1, pp. 35-48. ISSN 2176-4891.  http://dx.doi.org/10.18379/2176-4891.2018v1p.35.

As tábuas da sexuação apresentam-se como uma tentativa de mostrar a lógica inconsciente de gozo, localizada no registro do Real. Encontramos, no entanto, uma proliferação de exemplos que se pautam em sentidos imaginários para explicar seus dois lados a partir da configuração atual dos semblantes sexuados (de gênero), situados entre Simbólico e Imaginário. Este artigo busca efetuar uma leitura das tábuas afinada com o projeto lacaniano de esvaziamento lógico do sentido, apontando para o todo e o não-todo fálicos como a tensão estrutural pela qual o sujeito avança entre, de um lado, o sentido e o universal e, de outro, o furo e o singular.

Palavras-chave : GÊNERO; SEXUAÇÃO; SUJEITO; MASCULINO; FEMININO.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License