SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Freudian innovations on the study field of perverse sexualityThe political and religious setting of Olympic contests in Antiquity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

On-line version ISSN 2176-4891

Abstract

NESPOLI, Natália Salviato; NOVAES, Joana de Vilhena  and  MADUREIRA, Bruna. Seria a comida um objeto tóxico? Aproximações entre a compulsão alimentar e a toxicomania. Trivium [online]. 2018, vol.10, n.1, pp. 83-95. ISSN 2176-4891.  http://dx.doi.org/10.18379/2176-4891.2018v1p.83.

Este artigo objetiva analisar pontos de possível associação entre a compulsão alimentar, casos graves de obesidade e as toxicomanias. Para tal, serão abordadas falas e manifestações clínicas nas quais a temática se apresentou. Freud (1912) menciona a existência de uma fixação na relação do sujeito com o objeto. Para muitos sujeitos, a comida, assim como a droga, apresenta-se como fonte privilegiada de satisfação. Nestes casos, a compulsão faz retornar sobre o sujeito um sofrimento, apresentando-se, portanto, como uma solução precária para o seu mal-estar. Entre recaídas e repetições, o compulsivo-adicto por comida pode apartar-se da relação com o outro e da possibilidade de realização e valorização social.

Keywords : COMPULSÃO ALIMENTAR; OBESIDADE; TOXICOMANIA.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License