SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Inovações freudianas no campo de estudos sobre a sexualidade perversaO Cenário Político e Religioso dos Concursos Olímpicos na Antiguidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

versão On-line ISSN 2176-4891

Resumo

NESPOLI, Natália Salviato; NOVAES, Joana de Vilhena  e  MADUREIRA, Bruna. Seria a comida um objeto tóxico? Aproximações entre a compulsão alimentar e a toxicomania. Trivium [online]. 2018, vol.10, n.1, pp. 83-95. ISSN 2176-4891.  http://dx.doi.org/10.18379/2176-4891.2018v1p.83.

Este artigo objetiva analisar pontos de possível associação entre a compulsão alimentar, casos graves de obesidade e as toxicomanias. Para tal, serão abordadas falas e manifestações clínicas nas quais a temática se apresentou. Freud (1912) menciona a existência de uma fixação na relação do sujeito com o objeto. Para muitos sujeitos, a comida, assim como a droga, apresenta-se como fonte privilegiada de satisfação. Nestes casos, a compulsão faz retornar sobre o sujeito um sofrimento, apresentando-se, portanto, como uma solução precária para o seu mal-estar. Entre recaídas e repetições, o compulsivo-adicto por comida pode apartar-se da relação com o outro e da possibilidade de realização e valorização social.

Palavras-chave : COMPULSÃO ALIMENTAR; OBESIDADE; TOXICOMANIA.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License