SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1The political and religious setting of Olympic contests in AntiquityCamera's teaser and the impact on the viewer author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

On-line version ISSN 2176-4891

Abstract

TAVARES, João Milton Walter  and  COSTA, Paulo José da. Tragédia e Psicanálise: um ensaio sobre o herói grego. Trivium [online]. 2018, vol.10, n.1, pp. 103-115. ISSN 2176-4891.  http://dx.doi.org/10.18379/2176-4891.2018v1p.103.

Neste ensaio, parte-se da mitologia grega, explorando a figura do herói trágico, em direção à teoria psicanalítica. Como subsídio para as reflexões aqui apresentadas foram eleitas duas obras guias: a "Ilíada" de Homero e "Héracles" de Eurípides. A primeira obra é uma epopeia, porém, no decorrer do trabalho, aborda-se uma possível leitura trágica sobre Aquiles contida na narrativa; a segunda é uma tragédia clássica e, portanto, contando com elementos bem definidos de protagonismo do herói e com a presença de um coro. Em relação à teoria psicanalítica, parte-se do mito do herói apresentado por Freud no livro "Psicologia das massas e análise do eu".

Keywords : MITO DO HERÓI; HÉRACLES; AQUILES; HORDA PRIMEVA.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License