SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1El Entorno Político y Religioso de los Concursos Olímpicos en la AntigüedadLa provocación de la cámara y el impacto en el espectador índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

versión On-line ISSN 2176-4891

Resumen

TAVARES, João Milton Walter  y  COSTA, Paulo José da. Tragédia e Psicanálise: um ensaio sobre o herói grego. Trivium [online]. 2018, vol.10, n.1, pp. 103-115. ISSN 2176-4891.  http://dx.doi.org/10.18379/2176-4891.2018v1p.103.

Neste ensaio, parte-se da mitologia grega, explorando a figura do herói trágico, em direção à teoria psicanalítica. Como subsídio para as reflexões aqui apresentadas foram eleitas duas obras guias: a "Ilíada" de Homero e "Héracles" de Eurípides. A primeira obra é uma epopeia, porém, no decorrer do trabalho, aborda-se uma possível leitura trágica sobre Aquiles contida na narrativa; a segunda é uma tragédia clássica e, portanto, contando com elementos bem definidos de protagonismo do herói e com a presença de um coro. Em relação à teoria psicanalítica, parte-se do mito do herói apresentado por Freud no livro "Psicologia das massas e análise do eu".

Palabras clave : MITO DO HERÓI; HÉRACLES; AQUILES; HORDA PRIMEVA.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License