SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2O discurso capitalista e seus gadgetsWe are just bored teenagers: notas sobre o tédio na adolescência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

versão On-line ISSN 2176-4891

Resumo

BAYAO, Bianca  e  DAMOUS, Issa. Slow Food e as práticas atuais de cuidado com a alimentação. Trivium [online]. 2018, vol.10, n.2, pp. 155-166. ISSN 2176-4891.  http://dx.doi.org/10.18379/2176-4891.2018v2p.155.

Este artigo tem como objetivo pensar nos imperativos de vida saudável e seus efeitos nos modos de alimentar-se, em articulação ao contexto político-subjetivo atual. Para tanto, problematiza as práticas normativas e de controle social forjadas na contemporaneidade, que atravessam a alimentação. E sustentando a discussão de que os modos de alimentação situam-se em um plano histórico-político vivido pelos indivíduos em suas existências particulares e coletivas, ora de subordinação, ora de crítica, segue analisando o movimento Slow Food em sua tentativa de escapar de algumas práticas de regulação da alimentação, podendo indicar a abertura para um modo mais potente de viver.

Palavras-chave : CONTEMPORANEIDADE; PRÁTICAS ALIMENTARES.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License