SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2We are just bored teenagers: notas sobre o tédio na adolescênciaMitigação da perda na população sênior participante de programas sociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

versão On-line ISSN 2176-4891

Resumo

CHERIX, Katia  e  COELHO JUNIOR, Nelson Ernesto. Luto e melancolia nas demências: a psicanálise na clínica do envelhecimento. Trivium [online]. 2018, vol.10, n.2, pp. 182-195. ISSN 2176-4891.  http://dx.doi.org/10.18379/2176-4891.2018v2p.182.

A questão das perdas reais e simbólicas impõe-se como pilar fundamental para a compreensão da clínica do envelhecimento e das psicopatologias que surgem com o avanço da idade. Os idosos vivem em constante processo de luto diante de faltas que precisam ser aceitas e subjetivadas. Quando não encontram amparo externo e interno ou uma história de lutos não elaborados que se somam aos do presente, o Eu pode regredir e usar da defesa da cisão, como no caso da melancolia. No presente artigo proponemos, à luz da metapsicologia freudiana, um novo olhar para os quadros de perda de memória que podem levar ao surgimento das demências.

Palavras-chave : ENVELHECIMENTO; LUTO; PSICANÁLISE; DEMÊNCIAS.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License