SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2O ato analítico no âmbito da saúde mental pública: efeitos e reflexõesLiev Tolstói: o romancista e o dogmático. Do conflito perene à produção literária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

versão On-line ISSN 2176-4891

Resumo

OCHOA, Eunice Amor Gonzalez  e  HERNANDEZ, María del Carmen Rojas. Transferências em condições não ortodoxas: sua especificidade. Trivium [online]. 2018, vol.10, n.2, pp. 219-231. ISSN 2176-4891.  http://dx.doi.org/10.18379/2176-4891.2018v2p.219.

O objetivo do artigo é estabelecer as possibilidades de uma relação transferencial e sua especificidade em práticas que ocorrem em contextos institucionais não ortodoxos para a psicanálise, em que o número de sessões clínicas está sujeito à maneira particular em que cada contexto fornece acomodação ao sujeito. Argumenta-se que a função do clínico e o posicionamento deste último e do paciente em transferência são os elementos que definem o caráter analítico de uma prática clínica e não as características do quadro. Conclui-se que as práticas clínicas em contextos não ortodoxos têm repercussões na economia psíquica e sua implicação ao nível da subjetividade que ela implica.

Palavras-chave : TRANSFERÊNCIA; PRÁTICA CLÍNICA; INSTITUIÇÃO; MOLDURA.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License